As mulheres que participam do Programa “Contagem na Maturidade” da região Riacho foram homenageadas em uma programação especial, realizada na última segunda-feira (22/05), no núcleo Durval de Barros, em comemoração ao Dia das Mães.
A atividade, promovida pela Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania e da Superintendência de Políticas Públicas para as pessoas idosas, foi marcada por muita emoção, danças e alegria.
Maria José, 66, moradora do Durval de Barros, participa das atividades de yoga e artesanato do Programa “Contagem na Maturidade” regularmente. Junto de seu marido, ela se divertiu com o teatro e as danças. “Foi uma manhã gratificante para nós. Tenho meus filhos, que já estão criados e seguiram suas vidas. Sentimos muito amados aqui, ficamos emocionados com as apresentações de teatro e também de piano. Sou feliz em poder participar do programa”.
As alunas do “Contagem na Maturidade” apresentaram uma peça teatral retratando o universo da maternidade, com suas lutas, afetos e alegrias. Também tiveram apresentações de danças, com os clássicos dos anos 60 e 70. Para alegrar ainda mais a manhã de comemorações, o pianista Douglas Alves Niso tocou diversas músicas clássicas.
Estiveram presentes o administrador da Regional Riacho, José Rodrigues da Silva, e a Superintendente de Política para a Pessoa Idosa, Ivone Pereira Castro Silva
Programa Contagem na Maturidade
O Programa “Contagem na Maturidade” tem como objetivo promover políticas públicas por meio da oferta de ações e serviços em todas as regiões da cidade, garantindo o direito ao envelhecimento digno, ativo e saudável, respeitando as diversidades e auxiliando na efetivação dos Direitos Humanos e Cidadania.
A equipe é composta por diversos profissionais com o objetivo de promover a autonomia, o envelhecimento digno, ativo e saudável e a socialização. Eles atuam em cinco diferentes eixos:
-Atividade física e jogos – ginástica coletiva, yoga, treinamento multifuncional, jogos de salão (xadrez, dama, baralho) e postura funcional.
-Artesanato – corte e costura, pintura em tela e tecido, bordado, entre outras propostas.
- Dança, musicalização e qualidade – dança de salão, dança livre, dança cigana, oficina de instrumentos e coral.
- Atividade de lazer e cultura – excursões, visitas guiadas, teatro, cinema e shows.
- Serviços, cursos e oficinas – informática, funções básicas de smartphone, direitos humanos e cidadania, teatro e horta comunitária.
Interessados em participar nos núcleos da sua região podem entrar em contato com a Superintendência de Políticas Públicas para Pessoa Idosa por meio do telefone: 31 3352-5749.
Galeria de fotos: Isabela Melo